Neste mês de abril, marcado pelo Dia Mundial da Saúde (7), teve início em grande parte do Brasil, a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe. A iniciativa tem como objetivo proteger a população contra o vírus influenza, responsável por causar infecções respiratórias que podem levar a complicações graves. A imunização pode reduzir em até 70% casos graves e óbitos relacionados à doença. Saiba mais sobre a gripe.
A campanha é destinada a toda população das regiões Sul, Sudeste, Nordeste e Centro Oeste. Na região Norte, por conta do “inverno” amazônico – período de maior circulação do vírus – a imunização deve começar meados de setembro com data ainda a ser confirmada.
As vacinas são oferecidas de forma gratuita em unidades do Sistema Único de Saúde (SUS), com foco nos grupos prioritários, que devem ser imunizados todos os anos por conta das mutações do vírus influenza.
Fazem parte do grupo prioritário:
· Idosos com 60 anos ou mais
· Criança de seis meses a seis anos
· Profissionais da área de saúde
· Gestantes
· Puérperas (mulheres no período até seis semanas pós-parto)
· Pessoa em situação de rua
· Professores do ensino básico ou superior
· Outros
A vacina é aplicada em dose única, com exceção de crianças até seis anos que nunca foram imunizadas. Nesses casos, são necessárias duas doses com intervalo de trinta dias.
O Ministério da Saúde estima que ao menos 80 milhões de brasileiros serão imunizados. A vacina é de suma importância e a gripe não pode ser subestimada. Vacine-se e ajude a proteger a vida de quem você ama.