Novembro Azul é um movimento global dedicado à conscientização sobre a saúde masculina, com foco na prevenção e no cuidado de doenças, com destaque para o câncer de próstata. Este mês é uma oportunidade para lembrar aos homens que cuidar da saúde é um ato de coragem e autocuidado, quebrando as barreiras do preconceito que muitas vezes impedem os homens de buscar assistência médica preventiva.
A importância do Novembro Azul
O movimento quer conscientizar, ainda mais, a população masculina sobre a necessidade de cuidar do seu corpo e também da mente. Praticar exercícios, ter uma alimentação equilibrada, parar de fumar, praticar sexo seguro, cuidar da saúde mental e, também, fazer o exame da próstata, periodicamente.
Dicas de Cuidados para os Homens
1. Consultas Médicas Regulares: marque consultas regulares com um médico de confiança. Isso permite a detecção precoce de problemas de saúde e a manutenção de um histórico médico completo.
2. Alimentação Saudável: uma dieta equilibrada, rica em frutas, verduras e proteínas magras, é fundamental para manter a saúde em dia.
3. Atividade Física: praticar exercícios regularmente ajuda a manter o peso adequado e a saúde do coração, além de melhorar o bem-estar geral.
4. Evitar Tabagismo e Consumo Excessivo de Álcool: o tabagismo e o consumo excessivo de álcool estão associados a diversos problemas de saúde, incluindo o câncer.
5. Conscientização sobre o Câncer de Próstata: homens com mais de 50 anos (ou 45, se houver histórico familiar) devem conversar com seus médicos sobre exames de rastreamento para o câncer de próstata, como o PSA e o exame de toque retal.
Tratamento e prevenção
Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são: dor óssea, dores ao urinar, vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina e/ou no sêmen.
Entre os fatores de risco estão, histórico familiar de câncer de próstata (pai, irmão e tio); obesidade e raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer.
A única forma de possibilitar a cura do câncer de próstata é com o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou com 50 anos e sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA.
O Novembro Azul é mais do que uma campanha de conscientização; é um chamado à ação para que os homens assumam o controle de sua saúde. Ao quebrar as barreiras do preconceito, promover o autocuidado e adotar hábitos saudáveis, os homens podem não apenas prevenir doenças, mas também viver vidas mais longas e com melhor qualidade. Portanto, neste Novembro Azul, lembre-se de que cuidar de sua saúde é uma demonstração de força e coragem.