Neste dia 2 de abril é celebrado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, uma oportunidade de promover reflexões sobre importância da inclusão e do diagnóstico precoce às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O autismo pode se manifestar por:
- Desenvolvimento atípico
- Padrões repetitivos de comportamento
- Déficits na comunicação e interação
- Hipersensibilidade a estímulos sensoriais
Vale lembrar que pessoas autistas não são doentes nem apresentam alguma síndrome. O termo correto é transtorno, pois envolve alterações de ordem psicológica. E quanto mais cedo for realizado o diagnóstico do grau de autismo, mais eficaz será o tratamento:
- Autismo leve (nível 1): Limitação inicial de interação e convívio social, além de inflexibilidade no comportamento. Pouca necessidade de suporte em atividades diárias.
- Autismo moderado (nível 2): Limitação em iniciar ou responder interações e dificuldade de lidar com mudanças. Necessidade de suporte em atividades diárias.
- Autismo severo (nível 3): Limitação acentuada em iniciar ou responder interações. Dificuldade severa de lidar com mudanças. Muita necessidade de suporte em atividades diárias.
Você sabia que o PASA possui um atendimento exclusivo para participantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA)?
A analista Fabiane Campos realiza atendimentos personalizados de segunda a sexta-feira, das 10h às 16 horas, garantindo o cuidado e a atenção que os participantes PASA merecem.
Para se cadastrar no Atendimento Personalizado TEA, se inscreva aqui.
Fontes:
Dia Mundial da Conscientização do Autismo — Polícia Rodoviária Federal
O que é o Autismo? – Autismo e Realidade
Autismo é doença? Entenda porque não é | Genial Care
Autismo: sintomas, causas e abordagens terapêuticas