O Conselho Deliberativo do PASA, formado por suas entidades fundadoras (i) Associação dos Aposentados, Pensionistas e Empregados das Empresas Patrocinadoras – APOSVALE, (ii) Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Extração de Ferro e Metais Básicos de Itabira – METABASE, (iii) Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias de Vitória – SINDFER, (iv) Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias do Estado do Maranhão STEFEM e (v) Vale S/A, em sua 59ª Reunião Extraordinária, aprovou por UNANIMIDADE a proposta encaminhada pela Diretoria do PASA para o reajuste anual dos seus Planos Médicos e Odontológicos.
Planos odontológicos com reajuste ZERO
Nossos esforços em prol dos usuários resultaram na decisão de não aplicar reajustes aos planos odontológicos DentPASA e DentPASA Plus. Desta forma, os mesmos poderão continuar a contar com os cuidados dentários de alta qualidade sem impacto adicional nas mensalidades.
Reajuste responsável e abaixo da média de mercado nos planos médicos
O reajuste nos planos médicos foi deliberado com sensibilidade às preocupações dos usuários. O PASA conseguiu manter o aumento em valores abaixo da média praticada pelo mercado, refletindo o esforço contínuo para equilibrar o custo e a qualidade dos serviços prestados.
Confira os reajustes por plano:
- Plano Brasil: 11%
- Plano Brasileirinho: 19%
- Plano Capixaba: 10.5%
- Plano Carioca: 19%
- Plano Mineiro: 7%
- Plano PASA 360 Itabira: 9%
- Plano PASA 360 São Luís: 7%
- Plano PASA 360 Vitória: 9%
- Plano PASA: 12%
- Plano PASA Plus: 11%
- Plano DentPASA: 0%
- Plano DentPASA Plus: 0%
Os valores serão reajustados em 1° de outubro de 2023.
Os reajustes dos planos PASA foram baseados em uma análise criteriosa das necessidades dos beneficiários e das realidades do setor de saúde. O PASA permanece comprometido em oferecer serviços de qualidade, valorizando a saúde e o bem-estar de todos. Estamos à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas através de nossos canais de relacionamento.
Ajustes na coparticipação
Buscando um equilíbrio justo para todos os envolvidos de forma a garantir a perenidade da operadora, o Conselho Deliberativo do PASA aprovou por unanimidade as alterações na coparticipação dos procedimentos de Pequeno Risco para os planos PASA, PASA Plus, Brasil, Brasileirinho, Capixaba, Carioca e Mineiro. Assim, o percentual referente a consultas e exames foi ajustado de 20% para 25%, permanecendo, ainda, abaixo da média de coparticipação praticada pelo mercado.
Juntamente com esta mudança de percentual, foi aprovado o limitador de R$ 500,00 em coparticipação cobrados por mês referente a estes procedimentos, diferentemente do que vinha sendo executado, quando não havia limites para essa cobrança. A medida passa a valer em 1º de outubro e tem como objetivo garantir a tranquilidade dos nossos usuários de maneira que possam dar prosseguimento aos seus cuidados com a saúde sem grandes impactos financeiros.