O PASA segue comprometido em promover a igualdade salarial entre gêneros e, com isso, compartilhamos o 2º Relatório de Transparência sobre Igualdade Salarial, conforme estabelecido pela Lei nº 14.199/2021.
Estamos dedicados à construção de um ambiente de trabalho inclusivo, onde todos tenham iguais oportunidades de crescimento e reconhecimento. Além de nossas ações de transparência, o PASA conta com iniciativas voltadas para o desenvolvimento de mulheres e um grupo de afinidade como espaço de fala e escuta ativa, reforçando o compromisso com a diversidade e a inclusão.
Nosso empenho em combater as disparidades salariais de gênero continua firme, em conformidade com a Lei de Igualdade Salarial (Lei 1.611/2023). Reafirmamos o compromisso de garantir a equidade salarial para mulheres e homens que desempenhem funções equivalentes, conforme prevê a CLT. Eventuais diferenças salariais observadas entre mulheres e homens no exercício das mesmas funções levam em consideração fatores como senioridade e maturidade profissional dentro de suas categorias funcionais.
Vale destacar que a metodologia aplicada pelo Ministério do Trabalho, com base nos dados do sistema E-social de janeiro a dezembro de 2023, não contempla parâmetros como produtividade, nível técnico e tempo de atuação, que são elementos fundamentais para uma análise mais precisa da igualdade salarial, conforme estipula o Art. 461 da CLT.
O PASA mantém seu compromisso com a equidade salarial, analisando cuidadosamente os resultados e implementando ações de curto, médio e longo prazo para garantir uma remuneração justa, sem discriminação de gênero, raça, orientação sexual ou qualquer outro fator que não estejam diretamente relacionado ao desempenho e às responsabilidades do cargo.
Acesse aqui o Relatório de Transparência sobre Igualdade Salarial – 2º Semestre de 2024: